segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Lobisomens e Animagos

Lobisomens e Animagos... Assuntos de Harry Potter, muito bom. Eu realmente gosto desta série, e este post é para falar de um assunto que apareceu em um filme dele... Lobisomens e Animagos.

Bom, eu realmente amo Harry Potter, mas como eu disse não estou aqui para falar dele. Estou aqui para falar de Lobisomens e Animagos.

Vamos ver, animagos, animagos... Lobisomens, lobisomens... Aqui. Achei o lugar perfeito na minha cabeça.

Apesar de parecidos, lobisomens e animagos são muito diferentes. Um lobisomem não pode escolher virar lobo ou não, ele simplesmente se transforma na Lua Cheia ou na noite de qualquer outro dia da semana, voltando à forma humana apenas ao amanhecer. Lobisomens podem fazem com que não se transformem, mas não poderão olhar diretamente para a lua à noite. É este contato que cria sua transformação. Mas por precaução, é melhor irem deitar mais cedo.

Quando viram lobos, eles não têm mais nada de sua personalidade anterior. Eles passam a seguir só o instinto de um lobo, como se fossem um desde o nascimento. Ele poderia matar até seu melhor amigo sem saber. Quando eles voltam à forma humana, eles não lembram do que aconteceu, do que fizeram... Nada.

Alguns acreditam que os lobisomens são o que são por um castigo divino. Existem muitas versões brasileiras dos lobisomens, variando de cada região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornará-se um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra ainda diz que o 8º menino nascido se tornará a fera.

Em algumas regiões, o lobisomem se transforma na lua cheia de sexta-feira, em uma encruzilhada. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente qualquer ser que vê pela frente. Antes do amanhecer, ele volta à mesma encruzilhada para voltar a ser homem. Mas em algumas regiões, se diz que ele têm preferência em bebês não batizados, o que faz com que as famílias batizem seus bebês o mais rápido possível.

Já em outras diz-se que ele só se transforma espojando-se onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim sair comendo porcarias e pouco antes do amanhecer voltar ao lugar onde se espojou para voltar à forma humana. No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano, caso contrário, ficará em forma de besta até a morte.

O escritor brasileiro João Simões Lopes Neto escreveu sobre o lobisomem desta forma: "Diziam que eram homens que havendo tido relações impuras com as suas comadres, emagreciam; todas as sextas-feiras, alta noite, saíam de suas casas transformados em cachorro ou em porco, e mordiam as pessoas que a tais desoras encontravam; estas, por sua vez, ficavam sujeitas a transformarem-se em Lobisomens…".

Algumas lendas também dizem que se um ser humano for mordido por um lobisomem, e não o encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomem para toda a eternidade. No interior do estado de São Paulo, divisa com Minas Gerais, está localizada a cidade de Joanópolis, capital mundial do Lobisomem, com o maior número de avistamentos da fera registrados em uma só cidade até hoje.Referia-se que existiam muitos lobisomens pela zona de Setúbal (Portugal, Gavião), (Distrito de Porto Alegre), região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, e quando se questionava acerca da razão da existência de tal coisa, as respostas eram algo unânimes: "As palavras dos batizados eram outras.." e mencionava-se as razões já ditas na lenda brasileira. Por vezes, quando as pessoas vinham de uma festa ou convívio, ou simplesmente vinham da horta, a pé ou de carroça, e estamos a falar há 30 ou 40 anos atrás (ou mais), não eram raras as vezes que era ouvido um som repetitivo, como um trovão constantemente a tronar de longe, e associava-se isso aos lobisomens.


Alguns bons exemplos de lobisomens são Remo Lupin, de Harry Potter, Alcide da série Sookie Stackhouse/Vampiro Sulino, Tyler Smallwood e Jacob Smallwood de Diários do Vampiro: Reunião Sombria, Tyler Lockwood e Mason Lockwood da série The Vampire Diaries e Benício Del Toro do filme O Lobisomem.

Animagos são pessoas que conseguem se transformar em qualquer animal. Alguns bruxos são animagos [não necessariamente todos, ou os únicos], que conseguem se transformar em animais sem o uso da varinha, como Sirius Black.


O Ministério da Magia insiste em registrar os animagos porque essa habilidade pode ser utilizada para atividades secretas e criminosas, por motivos óbvios. Nesse registro consta em que animal a pessoa se transforma, o que ela faz, quais são seus sinais de identificação e outros dados. Animagos que não se registrarem perante o Ministério da Magia são considerados ilegais. Em entrevista, a autora afirmou que você não escolhe em qual animal você vai se transformar.


Um animago é diferente de um bruxo transfigurado em animal por diversos pontos: o animago mantém a consciência humana, podendo raciocinar como humano. Já humanos transfigurados em animais se transformam em animais por inteiro, pois perdem a consciência de terem sido bruxos, e precisam de alguém para o transfigurar de volta em um humano. Exemplos de bruxos transfigurados em animais são Draco Malfoy, que foi brevemente transformado em fuinha, como punição por Bartô Crouch Jr. disfarçado de Olho-Tonto Moody, e os quintípedes, que segundo a lenda são bruxos da família MacBoom que foram transformados em monstros peludos com cinco pés.


Apesar de termos mais informações sobre lobisomens, animagos também são muito conhecidos, por Harry Potter. Mas, que tal vocês deixarem suas opiniões nos comentários?

Nenhum comentário:

Postar um comentário